quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SOJA COM RECORDE DE PRODUTIVIDADE - JMNEWS.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA

Fernando Rogala | Ponta Grossa | 11/12/2014 às 00:12h  | 
Com mais de 530 mil hectares plantados, Deral projeta produtividade de até 3,8 mil quilos por hectare. Produção poderá chegar a 2 milhões de toneladas com condições favoráveis
O principal cultivar agrícola da região já está todo semeado nos Campos Gerais. Foi concluído, recentemente, o plantio de soja da primeira safra 2014/15. Neste ano, de acordo com Roberto Tosato, engenheiro agrônomo do núcleo regional do Departamento de Economia Rural (Deral), houve um aumento na área plantada de soja em relação à safra passada (3%), e hoje abrange pouco mais de 530 mil hectares. Com a perspectiva de boa produtividade, caso as condições climáticas sejam favoráveis, a expectativa é de uma safra recorde, se aproximando de 2 milhões de toneladas nos 18 municípios da regional.
De acordo com Tosato, o plantio, iniciado em outubro e concluído dia 30 de novembro (restando poucas propriedades até 15 de dezembro), foi considerado normal, sem nenhum tipo de problema. As exceções foram alguns produtores que tiveram de fazer o replantio, no período de estiagem. “Mas as condições das lavouras estão ótimas, está chovendo bem, o que proporciona um bom desenvolvimento e germinação, com bom crescimento vegetativo. Algumas áreas já estão no período de floração”, alega.
Para Tosato, com área plantada pouco superior aos outros anos, será o clima favorável que propiciará produção recorde. “A estimativa é de uma produtividade de 3,6 a 3,8 mil quilos por hectare, o que dá 1,96 milhão de toneladas. Já chegamos perto disso, mas com o clima assim, com 100% do potencial produtivo, a safra deverá ser recorde”, declara. Ele lembra que a colheita terá início em fevereiro, com perspectiva de bons negócios aos produtores. “A soja, hoje, está a R$ 63 a saca. Mas as previsões falam que deverá haver um crescimento em relação a agora e os preços deverão permanecer bons e firmes em fevereiro”, completa.
O produtor rural Richard Dijkstra diz que concluiu o plantio do grão em novembro, e que, neste ano, não ampliou a área plantada. “A esperança é de que a produtividade seja melhor. Mas cada ano é diferente: já tivemos anos em que a previsão era de ser extremamente seco e houve recorde de produtividade. A esperança é ter safra recorde, mas o clima não está em nossas mãos. Nada melhor que um dia após o outro para ver o que vai acontecer”, diz.
PROJEÇÃO PARA 2015
Produção agrícola crescerá 3,9%
O IBGE elevou a expectativa de produção agrícola para a safra 2015. De acordo com o Instituto, o prognóstico de safra de 2015, apresentado ontem, elevou em 3,9% a projeção anterior, e chegou a 202,1 milhões de toneladas. O valor é superior aos 194,5 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas estimados para a safra de 2014, segundo a estimativa de novembro, também divulgada ontem. A previsão aponta o Paraná como o segundo maior produtor agrícola do país, com a produção atingindo 18,4% do total nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário