Assessoria
Entre os alimentos, uma diferença de 110%. Entre as bebidas, uma variação de 82%. Esses são alguns dos resultados da pesquisa feita pelo Procon de Ponta Grossa, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, com base em 111 produtos alimentícios mais comprados no período de festas de final de ano. A pesquisa, desenvolvida pela chefe de Controle Processual do órgão, Franciele Nascimento, e supervisionada pelo coordenador executivo, Edgar Hampf, foi feita entre os dias 20 e 26 de novembro, envolvendo as quatro maiores redes de supermercados de Ponta Grossa (Big, Condor, Muffato e Tozetto).Estão incluídos na pesquisa, de acordo com o Procon, azeites, bombons, carnes congeladas, cereais e farofas prontas, conservas, frutas em calda, panetones e chocotones. Em função da data de realização da pesquisa – com um intervalo de quase um mês até Natal – alguns supermercados estavam ainda desabastecidos de alguns produtos. Um bom número de produtos também estava presente através de marcas próprias de cada supermercado, inviabilizando uma comparação adequada, em função das diferenças na qualidade de cada produto. Conforme o coordenador do Procon, também foram consultados supermercados menores, mas a disponibilidade dos itens constantes da pesquisa era bastante reduzida, tornando impossível o cotejo estatístico.
Com relação ao percentual de abastecimento de produtos pesquisados, dos 111 itens verificados, a rede Condor é a que dispõe do maior índice (86%), seguida por Muffato (54%), Big (51%) e Tozetto (46%). Esta última rede não apresentou os números relativos às carnes congeladas, ainda indisponíveis à época da realização da pesquisa. Assim, dos 111 itens pesquisados, 96 podem ser encontrados na rede Condor; 60 no Muffato; 57 no Big e 51 no Tozetto.
DiferençasEntre os preços verificados pelo Procon, a maior diferença foi verificada no azeite de oliva extra virgem (200 ml, Gallo, lata). No Condor, esse produto pode ser adquirido por R$ 7,14, ao passo que no Big a mesma lata de azeite custa R$ 14,98 – uma diferença de R$ 7,84 ou 110%. Entre as bebidas, a diferença mais expressiva foi constatada no preço do espumante Miolo (750 ml). No Condor, a garrafa do produto (750 ml) custa R$ 20,90, ao passo que no Big a mesma garrafa custa R$ 38, representando uma diferença de 82% - ou R$ 17,10.
Veja os preços
Nenhum comentário:
Postar um comentário