São beneficiados os municípios de Ponta Grossa, Toledo, Arapoti, Castro, Piraí do Sul, Carambei. Somente em 2014, foram implantadas cortinas verdes em 51 estações de tratamento de esgoto em todo o Paraná.
“O objetivo é minimizar os odores característicos da decomposição do material orgânico, melhorando também o fator estético e de segurança das estações”, explica o engenheiro agrônomo da Unidade de Serviço de Gestão Ambiental (USGA), Luciano Marcos Antonio.
A disposição da vegetação em três alturas diferentes torna possível a verticalização dos ventos, o que diminui a dispersão do odor. As mudas são selecionadas considerando as características do solo e clima locais.
Espécies“Nos Campos Gerais as espécies mais utilizadas são o jasmim no extrato inferior, a aroeira, no médio, e o angico, no extrato superior”, detalha o engenheiro. Segundo ele, a formação da cortina ocorre gradativamente, com desenvolvimento pleno das espécies num período estimado entre quatro e 12 anos.
Em Telêmaco Borba, o plantio da cortina verde já foi feito em cinco estações de tratamento. Em Ponta Grossa, duas. As estações de tratamento de esgoto de Carambeí, Arapoti, Castro e Piraí do Sul também devem ter o plantio concluído até o fim do ano. Ao todo, estão sendo plantadas 3.126 mudas, cujo desenvolvimento é acompanhado através de controle de pragas, irrigação e reposição, sempre que necessário. O investimento aplicado nas treze estações, com
Nenhum comentário:
Postar um comentário