quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Papa Francisco faz aniversário, ganha bolo, e fiéis dançam tango no Vaticano - globo.com veiculou

Papa Francisco faz aniversário, ganha bolo, e fiéis dançam tango no Vaticano

Pontífice completou 78 anos de vida nesta quarta-feira.
Fiéis levaram bandeira da Argentina e dançaram para homenageá-lo.

Do G1, em São Paulo
Papa Francisco sobra velas de um bolo comemorativo ao seu aniversário (Foto: Alessandra Tarantino/AP)Papa Francisco sopra velas de um bolo comemorativo ao seu aniversário (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
O Papa Francisco comemorou nesta quarta-feira (17) seu aniversário de 78 anos. Para homenageá-lo, fiéis que lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, improvisaram uma dança em tango. O pontífice ganhou ainda balões lembrando a data e soprou as velas de um bolo feito por uma seguidora. Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Flores, região de Buenos Aires, na Argentina. Ele é o 266º papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o papa emérito Bento XVI, que se retirou em 2013.
Provenientes de toda a Itália e alguns inclusive de mais longe, os dançarinos acompanharam na primeira fila a audiência geral tradicional das quartas-feiras.
Quando o papa Francisco chegou à praça, agitaram um lenço branco, enquanto outros fiéis, entre os 13.000 presentes, ofereceram ao pontífice bolos ou chá mate.
Posteriormente, depois de ouvir a catequese de Francisco sobre a família sob um belo sol invernal e vários cantos em espanhol de feliz aniversário, as notas de 'Libertango', de Astor Piazzolla, abriram o baile na adjacente praça Pio XII.
"Aos tangueiros presentes convido a fazer soprar aqui um pouco do vento dos pampas", disse o Papa ao se despedir.
Papa Francisco recebe um balão com uma frase comemorativa ao seu aniversário (Foto: Alessandra Tarantino/AP)Papa Francisco recebe um balão com uma frase comemorativa ao seu aniversário (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
"A ideia surgiu em agosto, com um grupo de amigos, todos apaixonados pelo tango, enquanto ressaltávamos as qualidades do papa Francisco", contou à France Presse a organizadora, a tangueira italiana Cristina Carmorani.
A enorme esplanada se convertia, assim, em um palco ante o qual se misturava o sagrado e o profano, padres e bailarinos.
"Escolhi as músicas favoritas do papa", contou o técnico de som Marco Morgani, amigo de Carmorani, que levou de Forlí (norte) uma seleção de tangos que inclui canções de Amelia Baltar, Juan D´Arienzo e Aníbal Troilo.
Centenas de casais de dançarinos, cerca de 3.000, segundo a imprensa italiana, dançaram por cerca de uma hora e meia no início da famosa Avenida da Conciliação, que leva à Praça de São Pedro, para presentear simbolicamente o papa com esta sensual dança nascida nos bairros pobres da capital argentina.
Tango é abraço
Fieis com a bandeira da Argentina dançam tango na Praça São Pedro (Foto: Alessandra Tarantino/AP)Fiéis com a bandeira da Argentina dançam tango na Praça São Pedro (Foto: Alessandra Tarantino/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário