Papa Francisco faz aniversário, ganha bolo, e fiéis dançam tango no Vaticano
Pontífice completou 78 anos de vida nesta quarta-feira.
Fiéis levaram bandeira da Argentina e dançaram para homenageá-lo.
Provenientes de toda a Itália e alguns inclusive de mais longe, os dançarinos acompanharam na primeira fila a audiência geral tradicional das quartas-feiras.
Quando o papa Francisco chegou à praça, agitaram um lenço branco, enquanto outros fiéis, entre os 13.000 presentes, ofereceram ao pontífice bolos ou chá mate.
Posteriormente, depois de ouvir a catequese de Francisco sobre a família sob um belo sol invernal e vários cantos em espanhol de feliz aniversário, as notas de 'Libertango', de Astor Piazzolla, abriram o baile na adjacente praça Pio XII.
"Aos tangueiros presentes convido a fazer soprar aqui um pouco do vento dos pampas", disse o Papa ao se despedir.
A enorme esplanada se convertia, assim, em um palco ante o qual se misturava o sagrado e o profano, padres e bailarinos.
"Escolhi as músicas favoritas do papa", contou o técnico de som Marco Morgani, amigo de Carmorani, que levou de Forlí (norte) uma seleção de tangos que inclui canções de Amelia Baltar, Juan D´Arienzo e Aníbal Troilo.
Centenas de casais de dançarinos, cerca de 3.000, segundo a imprensa italiana, dançaram por cerca de uma hora e meia no início da famosa Avenida da Conciliação, que leva à Praça de São Pedro, para presentear simbolicamente o papa com esta sensual dança nascida nos bairros pobres da capital argentina.
Tango é abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário