quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Feng Shui para renovar o astral da sua casa - gazetadopovo.com.br

Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Letícia Akemi/Gazeta do Povo / especial

Feng Shui para renovar o astral da sua casa

Técnica milenar de origem chinesa vai ajudar a deixar sua casa mais tranquila, equilibrada e com bons fluidos para o novo ano
18/12/2014 | 00:12 |
Ano novo, casa nova. Calma, não precisa largar a sua e partir para outro imóvel. Abra as portas do seu lar para a energia do novo ano. Renove tudo. De que jeito? Apro­­veite o fim de 2014 para en­­tender um pouco de Feng Shui (técnica de origem chinesa) e resgate a energia vital dacasa. Fomos atrás de alguns especialistas no assunto, que vão dizer o que cada cômodo da casa precisa para ficar mais equilibrado.
Antes disso, saiba que essa energia vital, também conhecida como chi, entra pela porta da casa e caminha por todos os ambientes levando com ela todo o astral que encontra a sua frente, bons e ruins, de­­pendendo dos obstáculos estruturais e energéticos.
Para fazer em casa
Para a consultora de Feng Shui Mazzé Schnirmann, mudanças simples podem reenergizar os ambientes. Experimente
• Sujeira e bagunça definitivamente não combinam com Feng Shui. Além de não reter as boas energias, os objetos deslocados de sua função trazem prejuízos para a prosperidade da casa e também para a saúde dos moradores. Portanto, limpe tudo, jogue os excessos fora e renove a energia.
• As quinas, assim como as vigas, são consideradas “facas afiadas”, cortando o chi (energia) no espaço. Para neutralizá-las, use móbiles, plantas, cores, fontes de água, elementos de guarda nos ambientes. Eles amenizam os efeitos.
• Não deixe paredes rachadas, pregos sem uso na parede, furos, pintura descascada ou com mofo. Eles são sinais de energia decadente. Lembre-se, tudo deve estar limpo e ter função.
• O banheiro é o espaço da higiene física, mental e emocional dentro de casa. Por esse motivo, mantenha sempre a tampa do vaso sanitário e as portas do banheiro fechadas.
• Deixe nos ambientes apenas os itens que sejam úteis ou belos. De novo, o que não tem função ou está estragado precisa ser revisto, arrumado ou repassado.
Para que o chi entre com harmonia logo de cara, aproveite para reorganizar a fachada, a área externa ou até o jardim, e deixar o verde entrar. A natureza tem poder transformador. A mudança pode ser feita com folhagens, flores, pequenos cursos d’água, caminhos em pedra e sinos de vento, que, aos poucos, deixam o ambiente mais tranquilo e equilibrado. Isso do lado de fora. Mas é pela porta principal que a energia da prosperidade e do trabalho entram em casa. As janelas e sacadas são os pontos principais da entrada de chi em apartamentos.
Nas próximas páginas, você vai encontrar dicas simples e básicas, como organização, limpeza e fluxo livre, que fazem parte do imenso estudo do Feng Shui. Pois para aplicá-lo na íntegra é preciso fazer um estudo minucioso sobre a planta do seu imóvel. E, de todos os conselhos, o mais importante deles é ir além das aparências e agir como manda o coração, sem seguir necessariamente tendências ou modismos. Afinal, o Feng Shui é a arte do bom senso e a casa é o seu ninho.
Serviço
• Mazzé Schnirmann, consultora de Feng Shui e harmonização de ambientes, fone (41) 9979-7798.
• Claudia Vega, arquiteta e consultora de Feng Shui na Roda de Design, (41) 3026-6369, www.rodadedesign.com.br.
• Rosângela de Miranda, terapeuta de ambientes em A Kasa do Sol, fone (41) 9977-7400.
• Fabia Teixeira Arquitetura, fone (41) 3018-2417, fabia@teixeira.arq.br.
• Renata Souza Teixeira, consultora de Feng Shui na Luo Pan, fone (41) 3085-5030 / (41) 9116-9245.
Agradecimentos
• Produção de capa: Viviane Tabalipa, arquiteta, fone (41) 3019-1719 / (41) 9997-4126.
• Decoração da capa: Bali Design, Avenida Iguaçu, 2.074, Rebouças, fone (41) 3049-8578.

Nenhum comentário:

Postar um comentário