segunda-feira, 16 de junho de 2014

Começa o 4º Festival Multicultural em Castro - DIARIODOSCAMPOS.COM.BR

Começa o 4º Festival Multicultural em Castro

Da Redação Fale com o repórter
Publicado em: 14/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 13/06/2014 - 18:22

Na mostra de dança, mais de 200 alunos do Projeto Dança Castro participam das apresentações (Divulgação)


Das Assessorias

Castro abriu o 4º Festival Multicultural – Mostra de Dança e Teatro - promovido pela Diretoria Municipal de Cultura, no Teatro Bento Mossurunga. A mostra de dança começou ontem e segue na segunda-feira, dia 16 e na quarta, dia 18, às 19h30. Neste
domingo, às 16 horas, acontece a apresentação teatral 'Sesmaria e a outra parte da história'.
A coordenadora e professora das oficinas de dança da Diretoria Municipal de Cultura,  e diretora-geral da Mostra de Dança, Lilian Maciel, explica que nestes dias aproximadamente 200 alunos do Projeto Dança Castro estarão se apresentando.  “Esta mostra traz os trabalhos desenvolvidos desde o início do ano nas oficinas de dança, e conta também com a apresentação especial do ano passado, a coreografia 'Limbo', coreografia esta que fez sucesso na mostra do ano passado”. Ao todo, oito turmas sobem ao palco neste evento: duas turmas de Baby Class (idade de cinco a sete anos), duas turmas de Infantil (de oito a 12), três turmas de Juvenil (13 a 17) e a Cia. SuperAção – dos cadeirantes - todos estudantes que frequentam as aulas em contraturno escolar. Os ingressos para a Mostra de Dança são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente na Diretoria de Cultura. Para o primeiro dia de apresentações, que foi ontem, os ingressos estiveram esgotados mesmo com antecedência. “Mas o público interessado ainda pode garantir a participação nas sessões do dia 16 e 18”, destaca a diretora municipal de Cultura, Gisele Coradassi. A Diretoria fica na praça Manoel Ribas, 170.
Teatro
Neste domingo, às 16 horas, acontece o teatro 'Sesmaria e a Outra Parte da História'. A coordenadora da oficina de Teatro da Diretoria de Cultura e responsável pela direção do espetáculo, Caroline Hampf Kachinski, explica que a peça dá continuidade a uma cena que foi bastante apresentada nas escolas e eventos, e agora virou uma peça completa. Assim, 'Sesmaria e a Outra Parte da História' é a montagem de episódios que vão desde o início do povoamento até Castro ser elevada à cidade. “A peça é a continuação de 'Sesmaria da Paragem do Iapó', uma cena de 15 minutos que foi criada a partir de pesquisa histórica para contar o porquê da comemoração em 19 de março, quando Castro comemora a doação da sesmaria”, explica Caroline. Desde sua estreia, a cena foi apresentada em muitas escolas do município e eventos, por ter sua estrutura simples de cenário e figurinos e uma linguagem fácil, dinâmica e divertida. “Agora, a peça ganhou um novo roteiro, com mais cenas e personagens importantes da nossa história”, destaca.
O elenco é formado por alunos, ex-alunos da oficina de teatro da Diretoria de Cultura e convidados. O texto foi criado a partir de pesquisa feita com o apoio do Museu do Tropeiro e criação participativa do elenco e direção. No elenco estão Ana Flávia Machinski, Carol Larocca, Heitor Valadares, Marcela Bugdol, Mateus Ribeiro, Natan Santos e Renato Valenga. A entrada para o teatro é gratuita e não é necessária a apresentação de ingresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3906-2270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário