quinta-feira, 26 de junho de 2014

Plataforma do Parque Tecnológico Virtual PR será lançada na Inovatec Campos Gerais - plantaodacidade.com.br veiculou

Plataforma do Parque Tecnológico Virtual PR será lançada na Inovatec Campos Gerais

Assessoria A plataforma do Parque Tecnológico Virtual – PTV Paraná será lançada durante a programação da etapa regional da Feira Inovatec Paraná, nos dias 5 e 6 de agosto, em Ponta Grossa. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (25), durante o encontro de implantação do Polo Campos Gerais do PTV Paraná, na Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com a presença de representantes do setor produtivo, prestadores de serviço, agências de fomento e pesquisadores. Como gestora do polo regional, a UEPG terá a responsabilidade de disseminar e organizar as atividades do PTV Paraná nos Campos Gerais.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, disse que o PTV Paraná se constitui em uma ação do governo do Estado para buscar a aproximação das universidades e instituições de pesquisa com o setor produtivo. Desde que assumiu a secretaria em 2013, ele revela ter estabelecido maior contato maior com empresas e indústrias, destacando a estrutura de organização do setor responsável por colocar o Paraná entre os principais polos econômicos do país.
“O governo tem grande interesse de fazer com que esse processo de aproximação realmente aconteça”, afirma João Carlos Gomes, observando que, para isso, busca a integração do setor produtivo com a rede de universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa do Estado. “Num passado ainda recente, víamos muitas empresas buscando apoio em outros centros do país, quando a solução estava muito mais próxima”, disse, reforçando que o Paraná possui situação bastante favorável para que a integração entre a academia e o setor produtivo seja uma realidade.
Segundo o secretário, o PTV Paraná se constitui numa plataforma que vai integrar governo, universidades, centros de pesquisa e setor produtivo. “Hoje, somadas as instituições de ensino superior do estado, públicas e particulares, somam entre sete e oito mil doutores, trabalhando com pesquisa. Não é justo que o conhecimento produzido fique restrito aos muros da academia”, disse. De acordo com João Carlos Gomes, por meio dos polos regionais (um na capital e sete no interior) empresas, prestadores de serviço e pesquisadores receberão orientações de como essa plataforma vai funcionar. “Trata-se de um modelo inovador que, no médio prazo, trará uma nova realidade econômica e social para o Estado”.
O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas destaca a confiança depositada pelo governo do Estado nas universidades estaduais que deverão abrigar os polos regionais do PTV Paraná. “Temos a certeza de que as instituições de ensino superior do Estado darão uma resposta positiva a esse desafio de aproximação com a iniciativa privada”, disse. Comentando sobre viagem recente à França, como integrante de uma missão internacional de reitores das IES estaduais e municipais em visita a universidades e centros de pesquisa, o reitor da UEPG disse que, no Brasil, essa é uma realidade ainda distante. “Com o trabalho da AGIPI, a nossa agência de inovação, vamos trabalhar para que essa distância seja superada”.
O diretor de Indústria, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Jarbas Góes, coloca a inovação como a tábua de salvação do setor industrial brasileiro. Citando entraves burocráticos e tributários que dificultam o investimento em novas tecnologias, disse que essas iniciativas de integração são de grande relevância, para auxiliar as empresas a desenvolverem uma cultura voltada para a inovação. O empresário Rogério Scheffer, do grupo Águia, observa que existe muita pró-atividade nesse momento, no sentido de se aproximar a academia e o setor produtivo, a partir de políticas públicas e corporativas voltadas à inovação. “Esperamos colher bons frutos”, sentencia.
InovatecSobre a Feira Inovatec Paraná, o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI) da UEPG, professor João Irineu de Resende Miranda, disse que a região dos Campos Gerais receberá a primeira etapa regional do evento, abrindo oportunidade para empresas realizarem contatos de negócios com provedores de serviços tecnológicos ou parcerias com instituições de ciência e tecnologia. Na realização da feira, nos dias 5 e 6 de agosto, destacou as parcerias com a ACIPG, Coordenadoria Regional da FIEP, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e outros órgãos representativos do setor produtivo.
A programação da feira prevê, além do lançamento da plataforma do PTV Paraná, a realização de um workshop sobre a Lei de Inovação do Paraná, sancionada pelo governador Beto Richa em setembro de 2012. “Trata-se da lei que instrumentaliza as políticas de inovação no Estado”, diz, reforçando que, por ser uma norma recente, com dois anos de vigência, a lei ainda conta com dispositivos que dependem de regulamentação. A feira ainda abrirá espaço para divulgação de linhas de crédito para empresas, disponibilizadas por instituições como o BNDES, BRDE e Fomento Paraná.
Na parte de negócios, as ofertas tecnológicas serão dispostas em quatro segmentos. No primeiro, serão apresentadas as patentes registradas e disponíveis para negociação e licenciamento; no segundo, serão expostos os laboratórios físicos e equipamentos aptos para compartilhamento ou prestação de serviços; no terceiro, estarão à disposição os serviços tecnológicos ofertados para empresas e instituições, entre estudos técnicos, assessorias, ensaios laboratoriais, avaliações e análises; e no quarto segmento, serão apresentadas a competências em pesquisas, que são conhecimentos consagrados da instituição e de profissionais contratados, pesquisas em andamento, potenciais linhas de pesquisa que precisam de recursos e grupos de pesquisas.
O economista Mateus de Oliveira Gonçalves, bolsista da AGIPI, falou sobre a Inovacred, linha de financiamento reembolsável disponibilizada pela Finep – Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). O programa tem o objetivo de financiar empresas no desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos ou serviços, bem como inovação em marketing ou inovação organizacional. A linha proporciona financiamentos com baixas taxas de juros e prazo de amortização, mais carência de até 96 meses. Segundo Mateus Gonçalves, a AGIPI pode auxiliar empresas na captação de recursos, através da incubação de projetos inovadores ou acordo de cooperação para desenvolvimento de tecnologias.
A plataforma do PTV Paraná, em fase de finalização, foi apresentada pela assessora do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), Amandine Molin. “Durante a Feira Inovatec Campos Gerais, empresários, empreendedores, prestadores de serviço e pesquisadores poderão se cadastrar na plataforma”. Amandine fez uma breve exposição sobre o PTV Paraná, seus objetivos e funcionalidades, além das atividades programadas para 2014, incluindo a implantação dos polos regionais. Ela define do PTV Paraná como ferramenta de integração dos chamados ativos tecnológicos, por meio da adesão a uma plataforma virtual e informatizada de gestão, interação e inteligência competitiva. A plataforma pode ser acessada no endereço www.ptvparana.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário