quarta-feira, 11 de junho de 2014

DICA DE CULTURA E ENTRETENIMENTO - Espaço de PG traz obras de Romero Britto - diariodoscampos veiculou

Espaço de PG traz obras de Romero Britto

Gisele WardaniFale com o repórter
 
Publicado em: 11/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 10/06/2014 - 16:45

 Obras permanecem até dia 29, com visitação também aos sábados e domingos (crédito: Rodrigo Covolan)


É uma grande oportunidade para conhecer de perto os trabalhos do artista brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Romero Britto. A mostra, com 25 obras do artista, está no Espaço Cultural Primed, na Rua Nestor Guimarães, número 281, no Jardim América. A exposição permanece até o dia 29 de junho, com visitação aberta diariamente, das oito às 18 horas, nclusive aos sábados e domingos, das 14 às 19 horas, com acompanhamento de acadêmicos do curso de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Romero Britto é um pintor, escultor e serígrafo brasileiro, considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas. Já pintou quadros para personalidades como Madonna e Arnold Schwarzenegger, e foi responsável por produzir a capa de um dos CD’s de Michael Jackson.
A curadoria do espaço é do médico Fábio Quirillo Milléo, e esta é a segunda exposição que acontece no local. “Resolvemos investir no espaço cultural porque é comprovado que a arte melhora a saúde do paciente, e o espaço quebra a questão exata, estressante da área da saúde, e através das obras o paciente relaxa, viaja, melhora angústia, e temos grupos de profissionais da Primed que praticam esse conceito”. Segundo ele uma série de exposições já está programada para o local. “A arte não pode mais ser vista como algo elitizado, mas sim acessível a toda a comunidade, não só em grandes eventos e museus, mas em espaços próximos à população em geral”.
De acordo com Milleo, a obra de Romero Britto transmite alegria e é de fácil entendimento. “Romero contribui muito para a divulgação da arte, e está em todos os segmentos sociais, todas as faixas etárias, e presente, ainda, em todos os países, de todos os continentes e é prata da casa, é brasileiro, e oportunizamos essa exposição, então, para Ponta Grossa, que agora tem uma opção a mais para apreciar a arte”, detalha Milléo.
O artista
Romero Britto nasceu em seis de outubro de 1963, em Recife. Começou sua carreira aos 18 anos, mas desde os oito anos começou a se interessar pelas artes plásticas, mostrando talento. Atualmente é um dos mais premiados pintores brasileiros. Ele alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de ‘arte da cura’.
Romero Britto é irmão do técnico de futebol Baltemar Brito por parte de pai. É casado com a norte-americana Cheryl Ann Britto, com quem tem um filho, Brendan Britto. Desde 1990 mora em Miami, na Flórida, Estados Unidos. Britto acredita que “a arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto.
Em 2012, foi pela primeira vez homenageado por uma escola de samba: A Renascer de Jacarepaguá que contou a vida do artista em sua estreia no Grupo Especial com o enredo ‘Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia’. A escola abriu o Carnaval do Rio de Janeiro de 2012. (Com Assessorias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário