segunda-feira, 23 de junho de 2014

DIARIODOSCAMPOS: - Sanepar elabora projeto para solução do lixo em PG

Sanepar elabora projeto para solução do lixo em PG

Luana Souza Fale com o repórter
Publicado em: 22/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 20/06/2014 - 19:36
Projetos que estimam instalação de usinas na cidade reduziriam quantidade de lixo levados ao aterro. Foto: Rodrigo Covolan


A Sanepar, juntamente com o governo do Estado, estuda a implantação de uma usina de separação do lixo no município. O projeto vem sendo estudado pela Prefeitura de Ponta Grossa que também aguarda o posicionamento da Sanepar para executar a instalação da usina. “O governo do Estado tem interesse em dividir o Paraná em 10 ou 15 áreas e implantar algumas usinas. Uma delas seria em Ponta Grossa, mas para que isso aconteça depende de um processo de tramitação. O projeto já faz parte do contrato entre a prefeitura e Sanepar e precisaria de um adendo neste contrato. Ainda é preciso que o projeto também receba autorização”, explica o secretário de Planejamento João Ney Marçal Júnior.
De acordo com o secretário, a usina iria explorar o lixo da cidade e realizar também o tratamento do resíduo orgânico, que se transformaria em adubo, energia e gás. “O prazo de construção da usina, desde que se decida a sua instalação, seria de seis meses e a sua utilização poderia passar de 30 anos. O custo previsto é de R$ 50 milhões, recursos do governo do Estado”, diz.
Leia mais na versão impressa desta segunda-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário