domingo, 15 de junho de 2014

diariodoscampos veiculou: PG tem projeto para usina mecanizada de lixo Luana Souza

PG tem projeto para usina mecanizada de lixo

Luana SouzaFale com o repórter
 
Publicado em: 15/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 14/06/2014 - 12:50
 
Segundo a professora, Ana Cláudia, o projeto ajudaria a solucionar o problema do lixo em PG. Foto: Fábio Matavelli


Um projeto de implantação de uma usina de separação mecanizada do lixo em Ponta Grossa foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2012. De acordo com a professora do departamento de Engenharia de Alimentos, Ana Cláudia Barana, o projeto custa R$ 60 milhões e foi desenvolvido  em parceria com a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, Ponta Grossa Ambiental (PGA), Itaipu Binacional e Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). “Consiste em uma usina de separação com o objetivo de acabar com o problema da alta destinação de resíduos no aterro controlado do Botuquara”, declara Ana Cláudia.
De acordo com ela, todas as empresas que trabalham com energia elétrica no Brasil precisaram depositar, naquele ano, parte do seu faturamento numa conta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e essa quantia só poderia ser utilizada para pesquisas e desenvolvimento.
"No ano de 2012, a Aneel abriu uma chamada em que pedia que projetos fossem apresentados onde houvesse aproveitamento energético de biogás gerado através de resíduos de influentes industriais ou esgoto. Então nos reunimos com todos os envolvidos no projeto e discutimos a possibilidade conseguir os recursos para a cidade", comenta.


Leia mais na versão impressa deste domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário