sexta-feira, 20 de junho de 2014

Clima pode prejudicar a produção de trigo - dcmais.com.br veiculou

Clima pode prejudicar a produção de trigo


Publicado em: 19/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 18/06/2014 - 17:05

Área plantada de trigo na região dos Campos Gerais deve chegar a 177 mil hectares

Patrícia Biazetto
A área plantada de trigo na região dos Campos Gerais deve aumentar 9% em relação à safra passada, conforme projeções do Departamento de Economia Rural (Deral), do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Ponta Grossa. Os bons preços pagos pelo trigo estimularam o plantio, que começou em maio e se estende até julho. No entanto, o maior volume de chuvas pode dificultar a colheita e derrubar os índices de produtividade previstos.
A área cultivada deve avançar de 162 mil hectares para 177 mil hectares. Segundo o economista do Deral, Luiz Alberto Vantroba, se as condições climáticas forem favoráveis, a região produzirá 645.055 toneladas, volume superior ao obtido na safra passada, quando chegou a 473.498 toneladas. A produtividade média esperada é de 3.644 quilos por hectare. No ciclo passado o rendimento médio foi de 3.159 quilos por hectare em função das geadas registradas em julho e agosto do ano passado, que afetaram o estágio e frutificação do trigo.
O produtor Gustavo Ribas Netto, que também é secretário Municipal de Agricultura e Pecuária e presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, aumentou a área destinada para o trigo nesta safra e acredita que em torno de 50% já foram plantados. Com relação ao clima, ele acredita que os impactos somente serão sentidos mais adiante. “É possível que tenhamos redução na produtividade e na qualidade do trigo”, explica.

No Paraná, as lavouras de inverno estão com bom desempenho e a estimativa aponta para um crescimento na produção de 97% em relação à safra do ano passado. Estão sendo impulsionadas pela cultura do trigo, com previsão de crescimento de 111% em relação à anterior. Mas daqui para frente, tanto as lavouras de inverno como as de segunda safra, que ainda estão em campo, entram em fase de risco devido às incertezas do clima, alertou o chefe da conjuntura do Deral, Marcelo Garrido.

A previsão é de uma boa safra de inverno, sem a repetição de um inverno rigoroso como aconteceu no ano passado, que chegou a nevar e com três ocorrências severas de queda nas temperaturas, observou o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho.

A safra de trigo poderá atingir no Paraná 4 milhões de toneladas, alavancada pelo aumento de produtividade em relação à safra passada e também pelo aumento de área plantada que este ano foi de 32%, ocupando 1,32 milhão de hectares no Estado.

Cerca de 2% da área plantada está na fase de floração, bastante suscetível a geadas. A boa notícia, segundo Godinho, é que este ano está se configurando a corrente El Niño, característica de inverno mais úmido e menos rigoroso. No entanto, o maior volume de chuvas pode dificultar a colheita e derrubar os índices de produtividade previstos.

Lavouras

As demais lavouras de inverno como aveia branca e preta, canola, centeio, cevada e triticale estão em campo e todas sinalizando aumento na produção e produtividade. No ano passado foram colhidas 2,32 milhões de toneladas de grãos de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário