terça-feira, 24 de junho de 2014

Cadeião tem fuga de presos - diario dos campos ( comentário pavesi10: enquanto isso o povo curte o seu ópio ( futebol) ).

Cadeião tem fuga de presos

Jeferson AugustoFale com o repórter
Publicado em: 24/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 23/06/2014 - 16:05
Fuga aconteceu após banho de sol dos detentos; um preso foi capturado instantes depois e demais seguem sendo procurados pela polícia
Fábio Matavelli
Polícia Militar foi acionada após fuga e fez buscas em áreas próximas ao presídio

A Cadeia Pública Hildebrando de Souza voltou a ter problemas na tarde de ontem. Superlotado, o 'Cadeião' registrou ontem uma fuga de detentos. No início da tarde presos fugiram momentos após o banho de sol dos detentos. Até o final da tarde ainda não havia sido precisado o número de fugitivos, se eram três ou quatro.
De acordo com a Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira os presos foram levados ao pátio para tomar sol, e um grupo de detentos aproveitou o momento e teria se escondido no meio de colchões e cobertores que também estavam no solário. Os detentos teriam permanecido no local – mesmo após os demais presos terem sido recolhidos para as celas – e aguardado a troca de turno dos agentes penitenciários para então empreender a fuga. “Eles ficaram escondidos e aproveitaram o momento de troca de turno dos agentes para pular do solário para o pátio, e então o muro dos fundos do presídio”, relatou o tenente Delalibera, da Polícia Militar, que foi acionada logo que a fuga foi constatada. Ainda de acordo com a PM os presos confeccionaram uma 'teresa' (corda improvisada com roupas e lençóis) para auxiliar na hora de escapar do presídio.
Um dos presos foi recapturado minutos depois de fugir da cadeia. Jorge Luiz Ivasko foi detido quando tentava atravessar a BR-376. Os demais detentos correram em direção oposta, se embrenhando em um matagal próximo ao presídio.
De acordo com a PM, os trabalhos de buscas se dividem em duas frentes. Uma equipe do Canil da Polícia Militar foi deslocada até a região para tentar achar os detentos. O outro trabalho deve ser feito pela Agência de Inteligência da PM, para investigar o paradeiro dos detentos que podem estar em outros pontos da cidade.
A última fuga que o Hildebrando de Souza havia registrado foi no dia 30 de novembro do ano passado. No entanto, de lá para cá os agentes penitenciários e a Polícia Militar apreenderam objetos que poderiam ser utilizados em fugas, ou ainda frustraram planos de escapadas dos detentos.
A Cadeia Pública Hildebrando de Souza atualmente se encontra superlotada. O presídio está com mais de 600 detentos, o triplo de sua capacidade, e em abril deste ano presenciou um motim que durou mais de sete horas. Na ocasião, detentos que estavam na carceragem se rebelaram e fizeram um agente de refém. A superlotação e as más condições do presídio eram as principais reclamações dos presos e também dos familiares dos detentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário