sábado, 21 de junho de 2014

Hospital Universitário abre leitos de UTI pediátrica - diariodoscampos.com.br veiculou

Hospital Universitário abre leitos de UTI pediátrica

Espaço do hospital foi readequado para receber crianças de 29 dias até 14 anos. Um leito é específic
Da Redação Fale com o repórter
Publicado em: 21/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 20/06/2014 - 19:27
Luana Souza, com Assessorias
O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais adequou, nesta semana, três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O serviço conta com equipe médica qualificada e equipamentos preparados para dar suporte a crianças de 29 dias a 14 anos com quadros clínicos graves. Duas crianças já estão sendo atendidas na UTI.

O diretor do hospital, Everson Krun, afirma que foram necessárias algumas adequações para abrir o serviço e ofertar, inclusive, um leito de isolamento. “Com isso, temos dois leitos para atendimento geral e um específico para crianças com doenças contagiosas”, explicou.
A implantação emergencial dos leitos foi feita para garantir o atendimento qualificado na região enquanto a ala pediátrica do Hospital Bom Jesus, de Ponta Grossa, está em reforma.

O governo do Estado está investindo cerca de R$ 740 mil na reforma da ala pediátrica do Bom Jesus, o que permitirá a abertura de 10 leitos de UTI pediátrica e oito leitos gerais. As melhorias também vão viabilizar a realização de cirurgias nesta área.
Os três leitos que recebiam crianças no Bom Jesus foram transferidos para o Hospital Universitário no último dia 24 de abril. Mas devido a questões de realocação na ala da UTI neonatal eles ainda não haviam sido instalados. No início deste mês, apenas um leito funcionava no mesmo espaço da UTI neonatal.
Critérios
O diretor do hospital comenta também que existem alguns critérios para a criança ser internada na UTI pediátrica, uma delas é de que ela não pode estar há mais de três dias em um hospital e ser transferida para a UTI devido a possibilidade de contágio, bem como não pode ter caído e batido a cabeça, pois não há cirurgia neurológica na UTI neonatal.
Everson comenta também que Ponta Grossa tem certa dificuldade em abrigar UTI's pediátricas. "Para que o município tenha leitos de UTI pediátrica é preciso que oferte alguns serviços de alta complexidade como cirurgia cardíaca pediátrica, cirurgias neurológicas e quimioterapia para criança. Para que isso aconteça, nós precisamos otimizar equipes de especialidades. Tudo isso o Bom Jesus irá ofertar quando as obras estiverem concluídas", explica.


i
Leitos foram instalados nesta semana no Hospital Universitário (Fábio Matavelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário