quinta-feira, 19 de junho de 2014

plantaodacidade.com.br veiculou: UEPG vai gerir Polo Tecnológico dos Campos Gerais

UEPG vai gerir Polo Tecnológico dos Campos Gerais

Assessoria
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será a gestora do Parque Tecnológico Virtual – PTV Paraná nos Campos Gerais. A implantação do Polo Tecnológico da região ocorre na próxima quarta-feira (25/6), às 14h30, na Sala dos Conselhos da UEPG (Bloco da Reitoria/Campus Uvaranas), com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas. No mesmo ato, o secretário lança a etapa regional da Feira Inovatec Paraná e apresenta a linha de crédito Inovacred.
O gerenciamento do Polo Tecnológico dos Campos Gerais ficará a cargo da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), órgão da UEPG responsável pela gestão da política institucional de incentivo à inovação, através da incubação de projetos inovadores, e proteção de direitos de propriedade intelectual. De acordo com o diretor da Agipi, professor João Irineu de Resende Miranda, o polo regional se encarregará da disseminação e organização das atividades do PTV Paraná na região.
O diretor da Agipi explica que o PTV Paraná resulta da integração, numa plataforma virtual, dos ativos de inovação tecnológica do Estado. Por meio dessa plataforma pretende-se promover a cooperação entre empresas, universidades e institutos de pesquisa. A ferramenta com objetivos a prestação de serviços de base tecnológica e o desenvolvimento de projetos de inovação. Visa ainda apoiar e fortalecer parques e incubadoras tecnológicas e promover a atração, desenvolvimento e fixação de empresas de base tecnológicas, em qualquer município do Estado.
Na linha de incentivo à inovação, o secretário João Carlos Gomes também lançará a etapa regional da Feira Inovatec Paraná, evento que abre oportunidade para empresas realizarem contatos de negócios com provedores de serviços tecnológicos ou parcerias com instituições de ciência e tecnologia. De acordo com o diretor da Agipi, a feira conta com a participação de agências de fomento e entidades concedentes de crédito, além da realização de workshops voltados à capacitação para o desenvolvimento de projetos de inovação.
Com relação à Inovacred, João Irineu explica tratar-se de linha de financiamento reembolsável disponibilizada pela Finep – Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). O programa tem o objetivo de financiar empresas no desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos ou serviços, bem como inovação em marketing ou inovação organizacional. A linha proporciona financiamentos com taxa de juros TJLP e prazo de amortização mais carência em até 96 meses. Desde o início deste ano, a Fomento Paraná é agente financeira da Finep para na concessão dessa linha de crédito, com limite R$ 80 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário