quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A CHUVA E SEUS ESTRAGOS - DCMAIS.COM.BR VEICULOU A MATERIA A SEGUIR POSTADA

Chuva afeta moradores de PG e região

Publicado em: 24/10/2012 - 00:00 | Atualizado em: 23/10/2012 - 19:08
Fábio Matavelli
Nelson passou a noite tentando impedir que a casa fosse mais destelhada

A chuva forte prejudicou 24 pessoas em Ponta Grossa, entre segunda-feira e ontem. Além disso, oito residências foram afetadas. A informação foi confirmada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que divulgou ontem um boletim informativo com as ocorrências de vendaval, alagamentos e granizos em cidades do estado. Ao todo, foram 186 mil pessoas afetadas no Paraná.
A casa de Nelson Kosinski foi destelhada na madrugada de segunda para terça. "O vendaval de alguns dias já havia destelhado parte do telhado e quebrou duas vigas. De sexta para sábado, com a chuva forte, outra parte do telhado caiu. Fomos tentar arrumar ontem (segunda-feira), porém choveu novamente e acabou alagando a casa", diz.
A família passou a noite limpando a residência que ficou alagada com a chuva. "A água está desde a madrugada entrando na casa, já trocamos diversas vezes de bacias e baldes", diz. Praticamente todos os cômodos da casa foram prejudicados.
Nelson conta que terá que trocar todo o teto, inclusive o carpete de madeira e toda a fiação elétrica. "Será um grande prejuízo, não sei precisar quantas telhas precisarão ser trocadas. Mas tenho certeza que será um gasto enorme", lamenta.
O Corpo de Bombeiros esteve no local durante a tarde de ontem para verificar os prejuízos da família.
Campos Gerais
Além de Ponta Grossa, outro município dos Campos Gerais afetado pelas chuvas foi Carambeí. A cidade registrou 10 pessoas prejudicadas e duas casas danificadas.
Em Castro, a Defesa Civil apurou diversos casos de destelhamento e queda de árvores. No caso mais grave, uma árvore no centro da cidade caiu sobre um poste da rede elétrica e danificou outros dois postes de residências.
Paraná
Segundo a Defesa Civil, a cidade mais prejudicada com a chuva foi Cascavel com 120 mil pessoas afetadas e 110 casas danificadas. O segundo município afetado foi Campo Largo com 54 mil pessoas prejudicadas e 35 residências danificadas.
Outras cidades prejudicadas do estado, de acordo com a Defesa Civil, foi Antonina, Araucária, Candói, Campina do Simão, Curitiba, Pinhais, General Carneiro, Guarapuava, Guamiranga, Rio Branco do Sul, Turvo, Guaratuba, Manfrinópolis, Pato Branco e Piraquara.
PG registra em 17 horas metade da chuva prevista para outubro
Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, foram registrados da meia noite de segunda-feira até às 17 horas de ontem o equivalente a 74.2 milímetros de chuva. O valor é quase a metade do mês de outubro. De acordo com o instituto, a média para o mês é de 151 milímetros.
O Simepar diz ainda que a tendência é de que as chuvas diminuam nos próximos dias. "A previsão é de que ainda chova, mas de forma isolada, isso significa que nos próximos dias a tendência é de que as chuvas diminuam", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário