sábado, 27 de outubro de 2012

eleições 2012 - pesquisa - dcmais.com.br veiculou a materia postada

Pesquisa DataSonda põe Péricles na frente com 48%

Resultado de pesquisa registrada ao longo desta semana aponta diferença de 10% entre os concorrentes
Publicado em: 27/10/2012 - 00:00 | Atualizado em: 26/10/2012 - 19:49
Pesquisa realizada pelo instituto DataSonda Pesquisas sobre o cenário de disputa para o cargo de prefeito em Ponta Grossa, divulgada ontem, coloca o candidato da coligação 'Viva Ponta Grossa!', Péricles de Holleben Mello (PT) na liderança, com 48,63% das intenções de voto no segundo turno. Marcelo Rangel (PPS), da coligação 'Coração Ponta-grossense', aparece em segundo com 38,65%. A diferença estimada de votos entre os dois concorrentes é de quase 10%, com vantagem para o petista. A pesquisa, que é estimulada -em que os nomes dos concorrentes são apresentados aos entrevistados-, é a primeira divulgada pelo DataSonda em relação ao segundo turno na cidade.

Conforme as informações do relatório da pesquisa, brancos e nulos somaram 6,73%, o que representaria a falta de opção de mais de 13,5 mil eleitores entre os quase 226 mil ponta-grossenses que devem ir às urnas neste domingo. Ainda dentro da pesquisa, 5,99% do entrevistados não responderam às questões do questionário aplicado pelo DataSonda.
A pesquisa, registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 700/2012, foi realizada com 400 eleitores entre os dias 23 e 25 deste mês. Segundo as informações divulgadas pelo instituto, o intervalo de confiança do estudo é de 90%, enquanto a margem de erro é de 4,11% para mais ou para menos.
As informações relacionadas no documento registrado junto ao TSE indicam que os eleitores entrevistados responderam à pergunta: "Se o segundo turno fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Ponta Grossa?". O estatístico responsável é Wilson Alves de Oliveira e a realização do estudo teve custo de R$ 6 mil, arcados pelo próprio instituto.
A pesquisa do instituto DataSonda chegou a ser alvo de impugnação junto à 14ª Zona Eleitoral ao longo desta semana. Entretanto, ontem, a divulgação dos resultados do estudo foi liberada pelo juiz eleitoral Hélio Engelhardt. Em entrevistas à imprensa nesta semana, Péricles frisou que as pesquisas internas realizadas pela coligação o colocam à frente de seu oponente.

Com vantagem
Da mesma forma que a pesquisa Ibope divulgada há uma semana, o DataSonda coloca o petista na frente de Marcelo. Na pesquisa Ibope mais recente, Péricles também figurava em primeiro, com 49% das intenções de voto, contra 40% de eleitores que declararam voto a Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário