quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SESSÃO RELÂMPAGO - CÂMARA DE VEREADORES - plantaodacidade.com.br veiculou a materia postada a seguir

Com nove vereadores, Câmara tem
sessão relâmpago, de cinco minutos
A Câmara Municipal de Ponta Grossa deu, nesta quarta-feira, um exemplo a não ser seguido por outros legislativos municipais, constituindo-se em uma vergonha para a cidade. A sessão ordinária não durou mais do que cinco minutos e contou com a presença de apenas nove dos 15 vereadores. Sem um único pronunciamento e com uma pauta de votações das mais fracas, a reunião foi marca histórica na falta de conteúdo.
CeraAberta a sessão e lido o expediente, de forma bem pausada, pelo primeiro secretário, e teria sido justamente com o objetivo de aguardar que mais vereadores comparecessem ao Plenário, o presidente, Maurício Silva, abriu a Comunicação Parlamentar (antigo Grande Expediente, em que cada vereador pode se pronunciar na Tribuna por 15 minutos). O único inscrito era Pascoal Adura, que, no entanto, abriu mão desse expediente.
E o próprio Pascoal, na sequência, solicitou a verificação de quorum, sugerindo, antes, uma alteração no Regimento Interno, para mudar o horário das sessões das 15 para as 16 horas, para evitar que vereadores continuem chegando atrasados às sessões.
Uma justificativa de ausência foi aprovada, a do vereador, não reeleito, Alessandro Lozza de Moraes por conta de uma consulta médica.
Só oitoA verificação onde quorum se fez necessária, porque, de acordo com a Lei Orgânica do Município, as sessões somente podem ter início com a presença de um terço dos vereadores, cinco no caso. Mas, para o início das votações, diz o Regimento Interno, é necessária a presença da maioria simples, ou seja, de oito vereadores.
E foi o que aconteceu, feita a chamada, constatou-se a presença de oito representantes da população: Alina de Almeida César, Ana Maria de Holleben, Enoc Pereira, Márcio Schirlo, Maurício Silva, Pascoal Adura, Sebastião Mainardes Júnior e Walter José de Souza. George Luiz de Oliveira chegou após a chamada e participou das votações.
O título de Cidadania foi retirado da Ordem do Dia, porque carecia, para aprovação, do voto favorável de 10 vereadores, e somente nove estavam em plenário, o que significaria a rejeição da matéria.
PautaDa Ordem do Dia constavam três projetos de lei em segunda discussão, dois para denominação de ruas e um alterando lei que denomina o Complexo Educacional em construção da rua Frederico Wagner.
Em primeira discussão, mais três denominações de ruas e a concessão de um título de Cidadania. Nenhum projeto de iniciativa do Poder Executivo.
MudosAprovados os projetos, foi feita a chamada para inscrição de vereadores que desejassem se pronunciar na Explicação Pessoal. Ninguém quis e a sessão foi encerrada após cinco minutos de seu início.




Nenhum comentário:

Postar um comentário