quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PRESIDIO E DELEGADA - JUSTIÇA INTERDITA E IMPÕE MULTA - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU A MATERIA A SEGUIR POSTADA

Justiça interdita Hildebrando de Souza
e impõe multa à delegada da 13ª SDP
Com informações da RPCTV


O Presídio Hildebrando de Souza, o “Cadeião do santa Maria” foi novamente interditado e a Justiça impôs uma multa diária de 30 mil reais à delegada-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Valeria Padovani, caso encaminhe algum preso para aquela unidade prisional. A determinação foi feita pelo juiz corregedor Antonio Acir Hrycyna, devido à superlotação do presídio.


No documento, o juiz deixa clarão que o mini-presídio não pode mais receber presos, caso contrário a multa passará a ser aplicada. A determinação começou a valer na tarde desta segunda-feira, logo após uma reunião no Fórum local, entre juízes, delegados e promotores, que procuravam uma solução, mas, sem sucesso.


A delegada Valéria Padovani disse à reportagem da RPC que estará entrando na Justiça com um mandado de segurança, no sentido de que ela não responda pela multa, “ou seja, que se eu inserir alguém na cadeia, aqui de Ponta Grossa, eu pago 30 mil reais por dia”, falou.


O chamado Cadeião comporta 172 presos, mas, hoje, 535 pessoas dividem as celas. Conforme o Ministério Público, haveria um surto de sarna e outras doenças. O presídio está, na verdade, interditado desde maio de 2011, passando a funcionar sem autorização.


De acordo com a Polícia Civil, não há saída e a cadeia recebe, em média, 20 presos por dia. Os flagrantes vão continuar acontecendo, mas, a orientação é para que os delegados encaminhem os casos para a Justiça definir qual o destino dos presos.


No final da tarde desta terça-feira, foi autorizada a transferência de 111 presos condenados e que estavam na cadeia pública de Ponta Grossa. Sessenta serão levados para a Casa de Custódia de Piraquara e 51 para outras penitenciárias do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário