domingo, 28 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 - HOJE SAI O NOVO PREFEITO - SITE JMNEWS.COM.BR VEICULOU A MATERIA POSTADA

Futuro

Publicado em 28 de Outubro de 2012, às 00h00min | Autor: Emmanuel Fornazari, da redação


Eleitores escolhem hoje o novo prefeito de Ponta Grossa

Marcelo Rangel e Péricles de Mello disputam o principal cargo da administração pública de Ponta Grossa. Decisão fica a cargo dos 226 mil eleitores aptos

 

A dinâmica do processo eleitoral e a dedicação dos prefeituráveis aos quase quatro meses de campanha – aliada ao estímulo ao debate de ideias pela sociedade civil e mídia – muitas vezes deixa às escondidas a pessoa dos candidatos. Será que os eleitores sabem quem realmente são os cidadãos Marcelo e Péricles ou apenas formulam o perfil deles pelo que é apresentado em programas eleitorais e propagandas afins?
Antes de abrir os guarda-roupas, vestirem e abotoarem os ternos, de subirem à tribuna do legislativo estadual, ou de discutirem propostas em campanha, se apresentando como políticos de potencial para administrar a Prefeitura de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Mello (PT) são – parafraseando a sentença – “gente como a gente”’. Tanto o pepessista quanto o petista passeiam com a família por parques, vão ao cinema, ao teatro, ao show de rock, pop ou sertanejo, usam camiseta e chinelo de dedos, comemoram com o futebol na TV e apreciam livros. Tudo isso como a maioria dos 226 mil eleitores que hoje escolhem o novo prefeito.
No dia mais importante do ano para o cenário político de Ponta Grossa, o Jornal da Manhã traça o perfil dos dois candidatos que avançaram à disputa final. Uma descrição que traz mais do que a carreira política dos dois deputados estaduais, abordando também as opções esportivas, literárias, musicais e de lazer. O perfil retrata o dia a dia com a família, os hobbys em meio à correria da vida pública, a coleção de objetos e a vontade de governar uma das maiores cidades do Paraná, que a partir das 8h deste domingo vai estar com as 693 seções eleitorais abertas até as 17h para receber os votos. Registros estes que decidiram quem será o administrador municipal a partir de 01 de janeiro de 2013 para representar a ‘gente ponta-grossense’, da qual ele também faz parte.
Marcelo Rangel - 23
Nascido em Ponta Grossa em 12 de setembro de 1970, Marcelo Rangel atua desde 2006 como deputado estadual e é filiado ao PPS. A atividade parlamentar ocupa a maior parte do tempo do graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mas que mesmo assim encontra na correria diária brechas para se aproximar da família. “É preciso achar tempo para reforçar os laços familiares. Eu gosto de assistir filmes, ir ao shopping, pegar um cinema, um teatro. Ver o pôr do sol em Vila Velha é algo fascinante”, expõe.
Por influência do pai, Marcelo adquiriu gosto pelo rádio, trabalhando na área até hoje. Este acompanhamento o colocou em contato com diversos estilos de música, sendo que para um reserva carinho especial. “Eu gosto muito de música eletrônica. Eu ouço muito essas músicas que são feitas por DJ’s. Eu tinha um programa na rádio e já trabalhei como DJ profissional e essa paixão continua viva em mim”. No momento, Marcelo está lendo ‘Se Jesus Fosse Prefeito’. “Dá impressão que é um livro religioso, mas não é. Descreve o maior líder que o mundo já teve e demonstra que mesmo os maiores líderes teriam vulnerabilidade na política”, explica.
Tendo que usar terno e gravata quase todo dia, Marcelo diz que prefere um “estilo esportista” quando está de folga. “Dediquei minha vida ao esporte e gosto de me vestir com algo que me deixe à vontade”. A paixão pelo esporte também se confirma com o interesse pelo futebol. Marcelo diz ter dois times: Operário e São Paulo. “Sou são-paulino desde criança, quando o São Paulo foi campeão mundial, e se Deus quiser, como prefeito, quero ver o Operário campeão”. Marcelo tem três cachorros e também guarda uma paixão especial por jogos eletrônicos. “Eu gosto de vídeo-game mesmo com os meus 42 anos”, brinca o prefeiturável que coleciona microfones.
Péricles de Mello - 13
Péricles de Mello nasceu em Ponta Grossa no dia 27 de maio de 1954. O professor universitário formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) está no quarto mandato como deputado estadual. O trabalho político diário sempre vem antecedido de outra rotina. “Acordo muito cedo, pratico meditação por uma hora e vou para a natação. No restante do dia dedico às minhas atividades políticas”, revela.
Tendo sido um dos fundadores do PT, Péricles começou a vida à política em 1970 e vê a família como o pilar principal que o motiva a seguir na carreira. “Minha família é muito importante para mim, ao lado deles adquiro energia e força para caminhar. Todo tempo que tenho livre, que é pouco, gosto de ficar em casa com a família”, diz o apaixonado por literatura. “Uma das coisas que mais gosto de fazer é ler. Adoro comprar livros. Meu escritor favorito é Julio Cortazar. Gosto muito de contos e prosa poética. Meu livro preferido é Cuentos Completos, de Julio Cortazar”, destaca. Em relação ao estilo musical, Péricles reserva uma peculiaridade. “Prefiro clássicos. Tenho uma paixão pelo tango”.
Apesar de gostar de animais, Péricles não possui algum de estimação por morar em um apartamento no centro, local que considera um dos seus preferidos. “Amo Ponta Grossa e conheço esta cidade como a palma da minha mão, mas um lugar especial é a região onde moro, no alto da Sete de Setembro”. Em boa parte do tempo livre, Péricles assiste filmes com a família, priorizando enredos bem amarrados. “Prefiro filmes com tramas interessantes e complexas. Posso citar o Cisne Negro como um dos que mais gosto”.
No futebol, o petista reserva paixão pelo Santos, por causa de Pelé, e o estilo de se vestir ele define como “clássico”. Péricles tem dois hobbys. “A natação para fortalecer o corpo e a meditação para tranquilizar e pacificar a mente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário