sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CRESCIMENTO E EMPREGOS - site interponta.com.br veiculou a matéria a seguir...

DATA: Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2012
PG cresce 14% na geração de empregos

Depois de registrar números abaixo do esperado no mês de julho, saldo da geração de empregos em Ponta Grossa foi 14% maior do que em agosto de 2011.
Foram divulgados nesta quinta-feira os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de agosto em todo do Brasil. O Caged, cadastro feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é o órgão que apresenta a abertura e fechamento de postos de trabalho no país a cada mês. Em Ponta Grossa, o saldo da geração de empregos no mês de agosto foi 14% maior do que no mesmo período do ano passado. Nos últimos 30 dias, a cidade teve um saldo de 331 vagas de trabalho abertas, contra 290 em 2011.

Para o gerente da Agência do Trabalhador em Ponta Grossa, Victor Hugo Oliveira, a recuperação dos números do emprego no município começa a refletir o novo momento em que está a cidade: a presença de novas empresas e o franco desenvolvimento industrial. “Precisamos aproveitar o bom momento de Ponta Grossa, qualificar os nossos trabalhadores e preencher esta nova demanda”, explica Oliveira. Além disso, ele destaca as parcerias que a instituição realizou com algumas empresas da cidade. “Estamos pessoalmente visitando as empresas e mostrando como funciona o trabalho da nossa Agência. Muito empresário ainda não sabe que o serviço prestado é gratuito” exemplifica.

Apesar dos números positivos em agosto, o saldo acumulado do emprego na cidade em 2012 ainda é menor do que índice registrado no ano passado. De janeiro a agosto de 2011, o município gerou 3.931 vagas, enquanto nos oito primeiros meses deste ano o número de vagas abertas chegou a 2.114. “Sem dúvida, o ano de 2011 foi de crescimento acentuado e é difícil pensar em ter números semelhantes. Mas sem dúvida, as condições para o emprego começam a ficar melhores”, avalia o gerente.

Entre os setores que se destacaram no mês anterior, Victor Hugo observa a instalação da Braslar - empresa do ramo de eletrodomésticos - e de prestadoras de serviço no ramo de telemarketing. Com isso, o setor de serviço foi o que teve saldo mais positivo nos números do Caged: foram 1.444 contratações contra 1.164 demissões, saldo positivo de 280 vagas. Na sequência, veio o setor da indústria de transformação, que contratou 720 trabalhadores e demitiu 564 profissionais, totalizando uma geração de 156 vagas. Também tiveram saldo positivo os ramos do comércio (16 vagas) e serviços de utilidade pública (2 vagas).

Além do avanço na geração de empregos locais, outro empreendimento de caráter estadual deve alavancar o número de vagas abertas na Agência do Trabalhador do município. De acordo com Victor Hugo Oliveira, ficou definido em reuniões com representantes da Klabin que as Agências do Trabalhador de Ponta Grossa e Londrina ficarão responsáveis pela contratação de mais de 5 mil trabalhadores que farão parte das obras da nova unidade da empresa no município de Ortigueira, no chamado Projeto Puma.

Paraná

Em comparação com o mês de julho, o Paraná teve o melhor desempenho da região Sul na geração de empregos com carteira assinada no mês de agosto. O Estado teve um saldo de 8.091 empregos (resultado da diferença entre vagas abertas e vagas extintas), o que representa um aumento de 0,31% em relação ao estoque de assalariados no mês anterior. Os setores que mais geraram empregos no Paraná em agosto foram serviços, com 3.857 postos, e comércio, com 2.375 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário