quinta-feira, 27 de setembro de 2012

RETRATOS DE PONTA GROSSA - SITE PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU

Retratos de Ponta Grossa
Antônio César Bochenek
Em conversas com colegas e amigos de outras cidades, frequentemente sou questionado sobre alguns pontos de Ponta Grossa. Por brevidade ao leitor relatarei aqui algumas indagações:
1. A cidade não tem aeroporto? (inclusive muitas delas deixam de vir para cá por falta de opção de voo comercial)
2. Não há um órgão específico para planejamento urbano? (também não há curso de arquitetura e urbanismo na universidade pública?)
3. Não há um lago municipal e por que há tão poucos parques ou espaços públicos arborizados, gramados?
4. Por que as regiões dos chamados fundo de vale não são aproveitadas, urbanizadas e utilizadas por toda a população?
5. Não há ciclovias?
6. São poucos os lugares para prática de caminhada e outros esportes?
7.  Não tem uma meia ou inteira maratona?
8. Não há uma secretaria municipal exclusiva para cuidar do turismo, setor de prestação de serviços que mais cresce no Brasil?
9. Por que até o momento não foi implantado o GEOPARQUE na região para estimular o turismo e fomentar a economia local e regional?
10. Por que o museu está instalado provisoriamente há tanto tempo? 
11. Não há uma central de abastecimento de alimentos, a exemplo do CEASA?
12. Por que alguns imóveis que constituem patrimônio cultural da cidade são alterados ou destruídos?
13. Não há um mapa turístico da cidade disponível gratuitamente aos turistas?
14. Por qual motivo ainda não há um escritório regional do SEBRAE na cidade (com estrutura adequada ao potencial econômico da cidade), cujo objetivo é dar apoio aos pequenos e médios empresários, setor que mais emprega e gera renda na atualidade?
15. Por qual motivo as obras públicas demoram tanto para serem concluídas e entregues para a utilização de toda a população?
16. Por que não há mestrado nem doutorado em direito?
Reconheço que nem todas as cidades podem apresentar todas as características acima. Também tenho conhecimento que há práticas isoladas relacionadas às questões acima e ações sendo desenvolvidas. Repito, os questionamentos aqui expressos são de pessoas que não moram em Ponta Grossa. Contudo, uma cidade do porte de Ponta Grossa e considerando a região em que está inserida, com certeza merecia ter tudo isto e muito mais ...
Em tempo de eleições municipais, ao ouvir os debates e as propostas dos candidatos e partidos, é possível dizer que a cidade está sendo pensada (ainda não ouvi todos os candidatos falarem sobre todos os pontos acima destacados, mas eles podem ter falado e com certeza  já pensaram sobre os assuntos). Quiçá fosse pensada todos os dias e não só durante a campanha eleitoral. Quiçá as propostas fossem cumpridas e realizadas, e não apenas planejadas.
Bem, para projetar o futuro é necessário verificar o que já foi feito. No passado, diversos prefeitos, secretários e vereadores, bem com todos os integrantes da sociedade civil contribuíram positivamente ou negativamente, com ações ou omissões, para
Cidade que temos hoje. Pois é, todos somos responsáveis.
A respeito do passado e do futuro, nas minhas reflexões atuais, me deparei com uma passagem de um texto de Carlo Maria Martini num diálogo com Umberto Eco, o qual pode ser utilizado neste momento: “Se o presente tem sentido em relação a um valor final reconhecido e apreciado, que eu posso antecipar com atos de inteligência e de escolha responsável, isso me permite refletir também, sem angústia, sobre os erros do passado. Sei que estou a caminho, entrevejo alguma meta, pelo menos em seus valores essenciais, sei que me foi dada a possibilidade de corrigir-me e aprimorar-me.
A experiência mostra que é possível arrepender-se de alguma coisa quando se pode entrever a possibilidade de fazer melhor. Fica amarrado a seus erros aquele que não os reconhece como tais, pois não entrevê nada de melhor diante de si, perguntando-se então por que deveria deixar o que já tem”.
A minha, a nossa, a vossa cidade pode mais, quer mais e de acordo com os nossos desejos e anseios, em breve, colheremos aquilo que faremos nos próximos anos. Portanto, o momento eleitoral é significativo para o nosso futuro e sempre é relevante lembrar que um ou outro prefeito, sozinho, não irá mudar significativamente nossas vidas, vilas, bairros.
Mas, cada um de nós e as entidades e instituições, públicas e privadas, governamentais ou não, poderemos contribuir para uma cidade e um mundo cada vez melhor.

cesarbochenek@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário