sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FECHAMENTO DO COMÉRCIO - BLOGDOJOHNNY.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA.

Vereadores adiam votação do fechamento do comércio aos domingos para ouvir os patrões

Representantes do SINDICOMERCIÁRIOS estiveram na Câmara Municipal para manifestar o seu apoio à proposta
A sessão de ontem na Câmara Municipal chegou a ser paralisada para a emissão de pareceres ao projeto de lei que prevê o fechamento do comércio aos domingos, de autoria do vereador George Luiz de Oliveira (PMN), mas foi retirado por falta de pareceres. Alguns vereadores se recusaram a assinar os pareceres porque a comissão ainda estava no prazo para analisar a matéria. O projeto foi incluído na ordem do dia por seis votos favoráveis contra cinco contrários, o dos vereadores Alessandro Lozza de Moares (PSDB), Aline de Almeida César (PMDB), Márcio Schirlo (PSB), Valfredo Laco Dzázio (PRP) e Valter de Souza – “Valtão” (DEM), que defenderam maior diálogo com os setores envolvidos, entre eles, o patronal.
O projeto prevê exceções para as drogarias e farmácias, shoppings, supermercados, açougues, padarias, distribuidoras de bebidas, restaurantes, lanchonetes e bares. Uma emenda de autoria da vereadora Ana Maria de Holleben (PT) protocolada ontem prevê o funcionamento dos supermercados até às 13 horas. Ainda segundo a proposta, o comércio também poderá abrir na véspera dos feriados de Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Páscoa, Réveillon e Natal.
Representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa (SINDICOMERCIÁRIOS) estiveram na Câmara Municipal para manifestar o seu apoio à proposta. Segundo o secretário do Sindicato, José Vanilson Cordeiro, cabe aos Municípios definir o horário de funcionamento do comércio. “Os supermercados estão com dificuldades de contratação de mão de obra – e não é por falta de qualificação, porque a exigência é mínima –, mas porque tem que trabalhar aos domingos. O emprego que se sujeita trabalhar aos domingos fica por pouco tempo. Está havendo uma migração dos trabalhadores do comércio para outros setores por causa da abertura aos domingos”, apontou, defendendo a inclusão no projeto que a negociação do pagamento da abertura do comércio nos domingos em que for permitida seja feita pelo Sindicato dos Trabalhadores.
Para o presidente do Sindicato, João Vendelin Kieltyka, hoje não existe família para os comerciários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário