sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MUSICA CLASSICA E CULTURA

Concerto

O swing da Camerata

Publicado em 28/09/2012 | Rafael Rodrigues Costa
A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta um concerto inusitado nesta sexta-feira, às 20 horas, e sábado, às 18h30, na Capela Santa Maria. Conhecida pelo tradicional repertório barroco, o grupo terá à frente o maestro norte-americano Keith McCutchen no concerto Images, Shadows and Dreams: Cultural Transformations, que traz peças baseadas no spiritual – um gênero criado por negros escravos no país.
Acompanhada por um baterista em parte do programa, a orquestra assume funções diferentes das usuais. “As cordas estão tocando partes de saxofone de arranjos para big band de Duke Ellington”, diz o maestro. “E devo dizer que está tendo um swing”, brinca.
Compositor de uma das peças e autor dos arranjos de spirituals como “Mary Had a Baby”, McCutchen, que é diretor do coral afro-americano da Universidade de Indiana, explica o conceito do espetáculo.
“A história dos descendentes de africanos na América é contada na música. Primeiro, como um povo oprimido. Depois, como um povo que encontrou a alegria e a habilidade de falar sobre o triunfo da humanidade em meio à adversidade e da opressão”, diz o regente, que explica as ramificações do gênero tanto na criação de uma música clássica nacionalista, à maneira do que fez Villa-Lobos no Brasil, quanto no soul, no blues, no jazz e no rock-and-roll.
Assim, em uma de suas peças, baseada na canção folclórica “Wait in the Water”, o spiritual se transforma em jazz, e, então, em uma peça gospel – a canção “How I Got Over”, conhecida na voz da famosa cantora Mahalia Jackson (1911–1972). “E as transformações continuam”, diz McCutchen. “Elas ainda influenciam a cultura de hoje.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário