sábado, 22 de setembro de 2012

SAÚDE EM DECADÊNCIA - SITE DCMAIS.COM.BR VEICULOU...

Contaminação por bactéria faz hospital fechar UTI

Luana Souza Fale com o repórter
Publicado em: 22/09/2012 - 00:00 | Atualizado em: 21/09/2012 - 19:15
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Amadeu Puppi  em Ponta Grossa foi interditada devido a presença de bactérias multirresistentes nos leitos. Segundo uma funcionária do hospital que não quis ser identificada, a UTI está fechada há uma semana. Os pacientes que estavam na UTI estão sendo atendidos em outras alas do hospital. O promotor público, Fuad Faraj, diz que vai investigar a situação.
Segundo Fuad, ele já encaminhou um pedido de esclarecimentos para o secretário municipal de Saúde, Edson Alves, e também para o diretor técnico do hospital, Pedro Ricardo Souza Compasso.  "Um ofício foi enviado hoje pela manhã (ontem) para que eles esclareçam os motivos do fechamento da UTI", fala.
De acordo com Fuad, será investigado se houve mortes por conta da bactéria. "Independentemente de qualquer coisa, será investigado se realmente as mortes ocorreram pelas bactérias. Se pessoas que estavam na UTI morreram no período em que foi constada a bactéria, nós vamos instaurar um inquérito policial para investigar o caso", afirma.
O secretário de Saúde, Edson Alves, disse ontem que medidas estão sendo tomadas para conter os agentes contaminadores do local. "Estamos em fase de regularização da UTI. Dentro de poucos dias os leitos já estarão liberados novamente", garante.
Alves afirma também que nenhuma morte foi registrada por conta da bactéria. "Não temos nenhum registro de mortes pela bactéria. Os pacientes que estavam na UTI foram remanejados para outras alas e aqueles que precisarem de leitos serão encaminhados pela Central de Leitos da 3ª Regional de Saúde para outros hospitais", conta.
Registro de Mortes
Dados pesquisados no site do Serviço Funerário Municipal de Ponta Grossa, mostram que houve 16 mortes em menos de 10 dias no Hospital Municipal. A data dos óbitos foram registradas no período em que as bactérias foram encontradas. Os dados mostram, ainda, que dos 16 pacientes, sete estavam internados em UTI. A pesquisa não revela se as mortes foram ocasionadas pelas bactérias.
créditos

Leitos foram infectados com bactérias multirresistentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário