segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MINHA CASA, MINHA VIDA - SITE INTERPONTA.COM.BR

DATA: Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2012
Minha Casa Minha Vida tem prestação a partir de R$ 25

Famílias beneficiadas pelo Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida estão felizes com as novas parcelas que terão que pagar para adquirir a casa própria. No final do mês de agosto, um decreto que fixa em até 95% o valor do subsídio para famílias com renda de até R$ 1,6 mil (Faixa 1), beneficiadas pelo programa MCMV foi publicado no Diário Oficial da União. Com as mudanças, a parcela mínima passou de 10% para 5% da renda mensal e a prestação mínima caiu de R$ 50 para R$ 25. Em Ponta Grossa, o novo subsídio já está sendo aplicado e as famílias já estão com redução nas parcelas.

De acordo com o Ministério das Cidades, a alteração abrange as operações realizadas por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), Minha Casa, Minha Vida Empresas e o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). “O decreto regulamenta as alterações já previstas na Medida Provisória 561/2012, convertida na Lei 12.693/2012, e abrange todas as contratações no âmbito do Minha Casa, Minha Vida”, informa.

De acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) de Ponta Grossa, Luís Henrique Borgo, as pessoas que assinaram contrato com a Caixa depois do dia 28 de agosto já foram beneficiadas com os novos valores. “No município, as 339 famílias moradoras do Residencial Amália II, entregue no dia 31 de agosto, receberam o benefício e irão pagar prestações correspondentes a 5% da renda familiar por 10 anos, os valores variam entre R$ 25 e R$ 80. Isso vale para os próximos contratos que serão assinados”, diz.

Segundo Borgo, o programa Minha Casa Minha Vida tem mudado a realidade das famílias brasileiras, porque oferece cidadania e insere as pessoas na sociedade. “A redução do percentual abre uma margem para aumento do consumo das famílias atendidas que podem empregar esses recursos, por exemplo, para a compra de móveis e eletrodomésticos. A iniciativa fomenta a economia local, gerando mais empregos e renda e contribui para o crescimento da economia brasileira”, afirma.

De acordo com o presidente da Prolar, Herivelto Benjamin, o novo decreto vai ajudar muitas famílias. “Com a diminuição das prestações, as pessoas estão tendo mais subsídios para as moradias”, conta.

Beneficiados

A dona de casa Priscila Pedroso, moradora do Jardim Amália II, conta que de R$ 50 por mês, ela irá pagar R$ 31,70. “Descobri que iria pagar menos quando assinei o contrato no dia 2 de setembro. A redução vai ajudar muito, porque tenho três filhos e o dinheiro extra eu vou investir neles”, afirma.

A família de Meri Terezinha Mendes mora em seis, das 339 moradias, do Residencial Amália II e, segundo ela, todos estão felizes com a nova redução. “No início, a nossa parcela seria de R$ 143 e agora passamos a pagar R$ 71”, diz.

A mãe de Meri, Dirlei Fátima dos Santos, iria pagar R$ 54 e sua parcela passou a ser R$ 27. “Recebo apenas um salário mínimo para me sustentar e ajudar meu irmão. O redução vai me ajudar muito, o dinheiro que sobrar, vou investir na minha casa. ”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário