sábado, 22 de setembro de 2012

TRABALHADOR INSEGURO - JMNEWS.COM.BR NOTICIOU

Obra

Publicado em 21 de Setembro de 2012, às 00h00min | Autor: Michael Ferreira, da redação


Leitor flagra funcionários sem equipamentos de proteção

Fato de funcionários trabalharem sem equipamentos de proteção é denunciado por leitor do Jornal da Manhã que pede providências dos órgãos competentes

 
Credito: Clebert Gustavo Credito:  Clebert Gustavo
Funcionários trabalham em prédio sem equipamentos de segurança. Flagra foi registrado na região central de Ponta Grossa
Um fato curioso e perigoso, na região central de Ponta Grossa, chamou a atenção do leitor Fernando da Silva, que decidiu entrar em contato com a reportagem do Jornal da Manhã e relatar a situação. Ele flagrou dois homens trabalhando em um prédio localizado em uma das principais avenidas da cidade trabalhando sem equipamentos de proteção individual (EPI). “Isso está errado, eles estão trabalhando sem proteção alguma e em uma obra no centro de Ponta Grossa”, ressalta. “É preciso tomar alguma atitude para que essa pouca vergonha não se repita”, acrescenta Silva.
O leitor prossegue dizendo que a situação oferece riscos claros a vida dos dois trabalhadores. “É uma altura considerável. Dependendo do modo que um deles cair pode ficar paraplégico ou até mesmo, na pior das hipóteses, morrer”, adverte, ao explicar os motivos de sua preocupação e indignação. “Eu não sei quem é o responsável pela fiscalização da obrigação em utilizar os EPIs, mas sei que não esta realizando esse serviço, porque eles estão no centro de Ponta Grossa e é impossível que não vejam uma coisa dessas”, frisa.
Segundo a legislação brasileira, “a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados”.
Com agir
Cidadão deve realizar denúncias no Ministério do Trabalho

Quem flagrar uma situação como essas deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou então com o sindicato da categoria para realizar uma denúncia. “Deve ser entrar em contato com o órgão competente ou com o sindicato da categoria, que irão tirar as dúvidas do denunciante e apurar a denúncia”, disse o delegado do MTE, Maurício Pavesi, ao explicar que, na maioria, o órgão age a partir de reclamações dos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário