quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A SAUDE DE PONTA GROSSA NA CONTRAMÃO DA RAZÃO - SITE DCMAIS.COM.BR VEICULOU A MATERIA A SEGUIR...

Sem UTI em Ponta Grossa, crianças são levadas às pressas para Curitiba

Publicado em: 12/09/2012 - 00:00 | Atualizado em: 11/09/2012 - 20:50
Arquivo DC
Obras da UTI pediátrica já estão finalizadas


Ponta Grossa está sem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Devido a isto, duas crianças em menos de uma semana precisaram ser levadas para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. A UTI pediátrica do Hospital da Criança Prefeito João Vargas precisa de profissionais e da vistoria da Vigilância Sanitária do Estado para funcionar.
No último sábado, os pais de Natanael Gregório, de sete anos de idade, aguardavam aflitos por uma vaga de UTI. A criança que caiu de cima de um armário na última semana foi diagnosticada com água no pulmão e esperava pela vaga no Hospital da Criança.
Segundo o pai de Natanael, Márcio José Rodrigues, o filho não estava bem. "Devido à queda, ele bateu o pulmão que acabou juntando água. Ele não pode comer e nem tomar líquido. Estamos desesperados por uma vaga para que possam retirar a água do pulmão dele. A situação dele é grave", disse no último sábado.
De acordo com o Promotor Público, Fuad Faraj, a criança foi levada na segunda-feira para Curitiba. "A Central de Regulação de Leitos conseguiu uma vaga para o Hospital Pequeno Príncipe para onde o Natanael foi levado", conta.
Também desde sábado, a recém-nascida, Isabela Vitória Carvalho da Silva, precisa de UTI pediátrica. "Ela nasceu sem a parede da barriga, com os órgãos para fora. O problema dela é muito sério", revela o pai Kleber Batista da Silva. Na tarde de ontem, Isabela também foi levada para o Hospital Pequeno Príncipe para fazer uma cirurgia.
UTI Hospital da Criança
Os 10 leitos de UTI pediátricas, únicos públicos em Ponta Grossa, foram fechadas no início de maio para que reformas, exigidas pela Vigilância Sanitária Municipal, fossem executadas. A previsão era para que as obras fossem concluídas em junho.
De acordo com o Secretário de Saúde, Edson Alves, as unidades estão prontas, mas precisam de profissionais para compor o quadro e vistoria da Vigilância Sanitária. "A UTI está pronta, precisamos da liberação da Vigilância Sanitária do Estado. Outro problema, é que a Prefeitura não têm médicos suficientes para a UTI", explica.
Segundo Alves, após a liberação da vistoria, a intenção da Secretaria de Saúde é abrir um processo seletivo. "Temos a intenção de realizar um processo seletivo para contratar os profissionais provisoriamente até o final da campanha eleitoral", diz o secretário.

Judiciário nega aumento de leitos de UTI pediátrica
De acordo com o promotor Fuad Faraj, em 2006, o juiz (nome não divulgado) suspendeu a liminar que colocaria mais 33 leitos de UTI pediátrica em Ponta Grossa. "Essa ação foi proposta, mas o juiz não estava em condições de analisar a instalação de leitos em todo o Paraná", diz.
Segundo a liminar, na época, "somente o Poder Executivo estava em condições de decidir administrativamente a respeito de leitos de UTI neonatal no Paraná", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário