terça-feira, 4 de setembro de 2012

UEPG - RANKING - SITE DCMAIS.COM.BR VEICULOU

UEPG está em 54º no ranking das universidades do país

Publicado em: 04/09/2012 - 00:00 | Atualizado em: 03/09/2012 - 19:19
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ficou na posição de 54º no Ranking Universitário Folha (RUF). Elaborado pelo jornal Folha de São Paulo, a pesquisa conta com 191 instituições e utilizou como métodos os indicadores Qualidade da Pesquisa, Qualidade de Ensino, Avaliação do Mercado e Indicador de Inovação. O reitor da UEPG, João Carlos Gomes, diz que discorda com alguns critérios utilizados.
Para elaborar o primeiro ranking nacional de universidades, a Folha criou uma metodologia inédita, baseada em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro. O método foi concebido pelo grupo liderado pelo cienciometrista (ciência que estuda a produção científica) da USP, Rogério Meneghini, em conjunto com a Redação do jornal.
No resultado final a UEPG ficou com nota 39,69 em Qualidade de Pesquisa, 0,00 em Qualidade de Ensino, 5,84 em Avaliação de Mercado e 0,50 em Inovação. "No quesito inovação, nós concordamos plenamente e tivemos um avanço grande nessa questão. Mas em relação à avaliação do mercado existe uma certa distorção. Por exemplo, as notas boas para essa avaliação ficaram com universidades localizadas nos grandes centros. Eles deveriam rever que a maioria das universidades estaduais estão localizadas no interior", diz o reitor João Carlos Gomes.
Segundo Gomes, outro quesito que precisaria ser revisto é em relação à qualidade de ensino. "81% das universidades do ranking geral ficaram com essa nota zero. Isso é impossível e precisa ser revisto. Os pesquisadores responsáveis são dos grandes centros e citaram apenas as universidades de grandes municípios. Não tem como a UEPG ficar com nota zero, até porque, muitos cursos alcançaram notas boas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)", afirma o reitor.
Ainda de acordo com João Carlos, apesar dos dois pontos que ficaram pendentes a colocação da universidade foi boa. "Nós recebemos essa posição como um resultado positivo e isso mostra que a UEPG está entre as melhores do país. E ainda é importante que façamos uma auto-avaliação", conclui.
Arquivo DC
UEPG ficou na 54º colocação geral no ranking

Nenhum comentário:

Postar um comentário